Competições de diferentes modalidades estão sendo disputadas durante os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), projeto que integra o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, promovido até esta sexta-feira (4) pela Secretaria da Educação do Estado, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Ao todo, as competições irão reunir 1.250 estudantes da capital e do interior.

Nesta quarta-feira (2), primeiro dia dos Jogos, 460 alunos participaram das finais do handebol e do Festival de Judô na estrutura montada, com arquibancadas para visitantes, no nível 3 do estádio. O Colégio da Polícia Militar (CPM), de Feira de Santana, conquistou o primeiro lugar na categoria masculina do handebol.

O estudante do 2º ano do colégio campeão, Alexsandro Lobo, destacou a oportunidade de competir na Arena Fonte Nova. “Estamos muito contentes em ganhar essa competição. Enfrentamos quatro times, até a final, e chegamos com muita gana de vencer. É muito importante que o Estado da Bahia esteja nos proporcionando esse aprendizado”.

Nas apresentações do Judô, os alunos também se mostravam muito empolgados por representarem suas escolas no evento. “Comecei, há três, no esporte porque era muito indisciplinado. Minha mãe sugeriu que praticasse o judô e hoje me considero um exemplo para os outros colegas,” afirmou o estudante do 1º ano do curso técnico em Administração, do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, em Salvador.

Os Jogos, projeto também da Secretaria da Educação do Estado, têm o objetivo de fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da educação básica, tendo como princípios a diversidade, ética, integração, socialização, inclusão, participação, cooperação, regionalismo e emancipação. No 4º Encontro, os estudantes participam das etapas finais das competições de basquete, futsal, handebol e vôlei, além dos festivais de capoeira, xadrez e judô.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Festival de Judô
Modalidade Individual Judô
10h30 às 17h