Competições de diferentes modalidades estão sendo disputadas durante os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), projeto que integra o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, promovido até esta sexta-feira (4) pela Secretaria da Educação do Estado, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Ao todo, as competições irão reunir 1.250 estudantes da capital e do interior.

Nesta quarta-feira (2), primeiro dia dos Jogos, 460 alunos participaram das finais do handebol e do Festival de Judô na estrutura montada, com arquibancadas para visitantes, no nível 3 do estádio. O Colégio da Polícia Militar (CPM), de Feira de Santana, conquistou o primeiro lugar na categoria masculina do handebol.

O estudante do 2º ano do colégio campeão, Alexsandro Lobo, destacou a oportunidade de competir na Arena Fonte Nova. “Estamos muito contentes em ganhar essa competição. Enfrentamos quatro times, até a final, e chegamos com muita gana de vencer. É muito importante que o Estado da Bahia esteja nos proporcionando esse aprendizado”.

Nas apresentações do Judô, os alunos também se mostravam muito empolgados por representarem suas escolas no evento. “Comecei, há três, no esporte porque era muito indisciplinado. Minha mãe sugeriu que praticasse o judô e hoje me considero um exemplo para os outros colegas,” afirmou o estudante do 1º ano do curso técnico em Administração, do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, em Salvador.

Os Jogos, projeto também da Secretaria da Educação do Estado, têm o objetivo de fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da educação básica, tendo como princípios a diversidade, ética, integração, socialização, inclusão, participação, cooperação, regionalismo e emancipação. No 4º Encontro, os estudantes participam das etapas finais das competições de basquete, futsal, handebol e vôlei, além dos festivais de capoeira, xadrez e judô.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Programação

Dia 2

Festival de Judô
Modalidade Individual Judô
Nível 3 – quadra menor
10h30 às 17h

Modalidade Coletiva Handebol
Decisão Etapa Regional de Handebol NRE 26 – Salvador
Nível 3 – quadra maior
10h30 às 13h

Decisão Etapa Estadual de Handebol
Nível 3 – quadra maior
14 às 17h

Dia 3

Festival de Xadrez
Modalidade Individual Xadrez
Nível 6 – Lounge Premium
8h30 às 17h

Modalidades Coletivas Voleibol e Basquetebol

Decisão Etapa Regional do NRE 26 Salvador (Voleibol e Basquetebol)
Nível 3 – quadra menor
8h30 às 17h

Decisão Etapa Regional do NRE 26 Salvador (Futsal)

Nível 3 – quadra maior
8h30 às 10h30

Dia 4

Festival de Capoeira
Modalidade Individual Capoeira
Nível 3 – quadra maior
8h30 às 12h
Composição da Mesa de Abertura do Festival de Capoeira
Mostra de Vídeo

Oficinas

Nível 3
9 às 12h e das 14 às 17h
Confecção de caxixi e berimbau
Toques de berimbau e atabaque, pandeiro, reco-reco e agogô
Movimentos da capoeira angola e regional
Canto

Rodas de Capoeira

Nível 3
13h30 às 17h

Modalidade Coletiva Basquetebol
Projeto GIBI (Basquetebol Especial e Projeto GIBI)
Nível 3 – quadra menor
8h30 às 17h