Esta quinta-feira (17) marcou o último dia de aulas nas escolas da rede estadual, de acordo com o Calendário do Ano Letivo 2015. O clima foi de despedida principalmente para os alunos que estão concluindo o 3º ano do ensino médio. A sensação era de mais uma etapa realizada e de um novo ciclo que se abre com a chegada do Ano Novo.

Para o estudante Willian Costa da Silva, 17 anos, do Colégio Padre Palmeira, localizado no bairro de Mussurunga, em Salvador, o final do ano letivo marca uma nova etapa de vida para ele, que concluiu o ensino médio e irá se dedicar à realização de outros sonhos. “Agora, que passei direto, sobrou um tempo para me dedicar aos vestibulares e concursos. É um clima de despedida do colégio, dos colegas e de toda a equipe, e sei que irei sentir muitas saudades”.

O estudante Wendell Oliveira dos Santos, 16, do 9° ano do Colégio Estadual Raphael Serravalle, no bairro da Pituba, na capital fez provas finais nesta quinta, mas acredita que será aprovado e poderá curtir bem as férias. “Estudei muito nessas últimas semanas e fiz boas provas. As revisões dos conteúdos realizados pelos professores, além do apoio e incentivo deles e dos meus pais foram essenciais para mim”. Seus pais, segundo ele, já fizeram a renovação de matrícula para que ele continue na unidade escolar no próximo ano letivo.

Matrícula para 2016

O diretor do Colégio Estadual Raphael Serravalle, Ramilton de Oliveira afirmou que neste clima de despedida do ano letivo, toda uma mobilização está sendo feita com os pais, mães e responsáveis voltada ao período de renovação de matrícula, que deve ser feita – para quem vai continuar na rede estadual – até o próximo dia 30. “Tivemos uma quantidade muito grande de renovações devido à mobilização dos pais na participação da vida escolar de seus filhos, que foi intensificada, este ano, com o Colegiado Escolar”.

Além de ser feita presencialmente na escola, a renovação também pode ser realizada pela internet e utilizar o código de acesso que consta na Carta de Renovação. Caso necessite, o estudante ou responsável pode resgatar o código de renovação, no Portal da Educação  informando o nome do aluno completo, nome da mãe e data de nascimento.

Cronograma

Até 30/12 – Renovação de Matrícula

20/01 – Transferência de Estudantes da Rede Estadual – para os matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2015, ao qual se aplique uma das seguintes situações:
– a escola não oferece a série subsequente
– não renovou sua matricula
– mudança de domicilio

21 e 22/01 – Matrícula de concluintes das séries iniciais e finais do ensino fundamental – para os estudantes regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino do estado, no ano letivo de 2015, nas escolas que não oferecem a série subsequente.

Matrícula nova

25/01 – ensino fundamental
26 e 27/01 – ensino médio

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado