Ao chegar na Arena Fonte Nova, que está sediando o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, até esta sexta-feira (4), estudantes e público em geral podem apreciar ouvir vozes sincronizadas e afinadas, na Mostra do Canto Coral Estudantil (Encante), que reúne corais formados por estudantes de 307 escolas da capital e interior. As canções do repertório valorizam as raízes populares da cultura brasileira. A apresentação nesta quinta-feira (3) foi acompanhada pelo governador Rui Costa e secretários estaduais da Educação, Osvaldo Barreto, e da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

O projeto promove a iniciação à percepção musical, habilidades de técnicas vocais e o trabalho em equipe. É o que afirma a integrante do coral Rosa Safira, a estudante Vanessa Pereira Lima, 16 anos, do 9º ano, do Colégio Estadual Maria José de Lina Silveira, localizado no município de Jequié, no centro sul. “Cantar para mim é muito importante porque eu pretendo ser cantora e o coral me ajudou a perder totalmente a timidez por participar em grupo”. Ela ajudou os outros 17 integrantes a dar o tom na música ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga.

O estudante João Murilo Teles, 12, que cursa o 7º ano no Colégio Monsenhor Mário Pessoa, em Feira de Santana, integra o coral ‘A Voz da Paz’, que executou a música ‘A Paz’, do grupo musical Roupa Nova. Ele falou da importância da atividade para seu desempenho nos estudos. “Este coral é marcante porque foi onde eu comecei a mostrar meu talento em público e eu quero ser um grande cantor assim como o meu tio”.

Para Nil Zuanes, articulador e coordenador do Encante, a reunião de todos os corais integrando os 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE) dá aos alunos a oportunidade de se apresentarem e conhecerem os demais corais espalhados por todo o estado. “Além deles se entenderem social e culturamente, começam a adotar determinadas posturas que refletem no seu aprendizado em sala de aula, pois trabalham a concentração, autoestima, colaboração e responsabilidade”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado