Depois da grande festa democrática, com as eleições para os novos dirigentes das escolas da rede estadual de ensino, realizadas na quinta-feira (10), a comunidade escolar celebra a escolha dos gestores. Os nomes novos diretores e vices foram conhecidos ao final do pleito na apuração feita em cada escola. Os novos dirigentes terão mandato de quatro anos e deverão estar à frente das escolas no próximo ano letivo de 2016. O resultado final da eleição será homologado pela Secretaria da Educação do Estado, que editará, em seguida, a nomeação dos eleitos.

O processo eleitoral, acompanhado por diferentes comissões, foi um sucesso, segundo a Secretaria da Educação, e representa mais uma ação do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que busca a melhoria da educação pública na Bahia. “As eleições ocorreram dentro da normalidade e pudemos observar, nas escolas visitadas, uma participação expressiva dos pais e alunos no processo eleitoral. Isso é bastante motivador, pois reflete todo trabalho da secretaria em trazer as famílias para as escolas”, diz o superintendente de Gestão da Informação Educacional do órgão, José Sérgio Carvalho.

Os diretores e vices nomeados vão participar de cursos em Gestão Escolar oferecidos pela secretaria. Além disso, farão avaliações anuais de desempenho, com conteúdos que levarão em conta as especificidades de nível e das modalidades de ensino das unidades escolares que gerem. “Vamos estabelecer um compromisso de gestão entre os novos gestores e a Secretaria da Educação, para atingir o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas”, afirma o secretário Osvaldo Barreto.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado