O trânsito na Ladeira da Conceição da Praia será interditado a partir deste sábado (12), até o próximo dia 22, em decorrência da obra de pavimentação e requalificação urbana de vias realizada pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas) da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), como parte do Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo.

Os motoristas que estiverem no Centro Histórico terão a Ladeira da Preguiça como alternativa de chegada ao Comércio, iniciando o acesso pela Ladeira Pau da Bandeira, na Rua Chile, passando pela Ladeira da Montanha e Rua do Sodré. Parte integrante do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, o projeto investirá R$ 124 milhões na melhoria da infraestrutura urbana em mais de 200 ruas da região. A Ladeira da Conceição da Praia integra o Lote 2, que compreende os bairros do Centro, Dois de Julho, Nazaré e Politeama, onde 80 vias serão recuperadas com investimento de R$ 42,9 milhões.

O Projeto Pelas Ruas está sendo executado na região do Centro Antigo de Salvador, onde residem 77 mil pessoas. As 267 vias contempladas ganharão calçadas novas em concreto lavado e detalhes em granito, faixa de serviço em placas de concreto, rampas com acesso para portadores de necessidades especiais, 13 quilômetros de ciclofaixa e nova pavimentação (73 quilômetros), parte em asfalto (48 quilômetros), parte em paralelepípedo (25 quilômetros). Em alguns pontos, a exemplo da Rua Chile e Rua Direita do Santo Antônio, será implantada uma nova estrutura subterrânea, por onde passarão as redes de energia elétrica, telefonia e internet.

Abrangência

O projeto foi dividido em cinco lotes, totalizando 267 ruas – um total de 55 ruas do Comércio e Calçada compõe o lote 1, que teve início em outubro. As regiões do Centro, Dois de Julho, Nazaré e Politeama formam o lote 2, onde 80 ruas estão sendo requalificadas, desde o mês de setembro. O lote 3, onde o projeto foi iniciado, em julho, é formado pelos bairros da Saúde, Barris e Tororó, com 84 vias que serão qualificadas e pavimentadas. O Santo Antônio Além do Carmo será beneficiado com mais oito ruas, que representam o lote 4 do projeto. Os bairros do Barbalho, Macaúbas, Soledade e Lapinha compõem o lote 5, em que serão realizadas obras em 40 vias.

Fonte: Ascom/Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas)