Está decretada a temporada de cursos de férias da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). Para quem quer aprofundar conhecimentos em áreas artísticas, janeiro será um mês de muitas opções ofertadas pelo Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) e pelo Centro de Formação em Artes (CFA), incluindo sua Escola de Dança. Os cursos de dança e música, com nomes de profissionais de peso do cenário cultural baiano, serão disponibilizados para interessados, que poderão se beneficiar de custos zero (no caso das aulas desenvolvidas pelo BTCA) ou a preços acessíveis, em comparação com valores praticados no mercado.

Gilmar Sampaio coordena aulas do BTCA no início de 2016, integrando o programa de Aulas Abertas, de técnicas de expressão corporal com participação gratuita e um limite de sete vagas por aula, mediante inscrições prévias. A programação dos dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro será finalizada com Mostra Artística no dia 8 de janeiro. As aulas serão de Balé Clássico para nível intermediário e acontecem sempre em horários vespertinos, na Sala de Ensaio do BTCA, Piso C do TCA.

O Balé do TCA também vai realizar o workshop Artes do Corpo, que será coordenado por dois de seus bailarinos: Leandro de Oliveira e Tutto Gomes. A atividade é gratuita e acontece de 4 a 8 de janeiro, das 10h às 13h, no Piso C do Teatro Castro Alves. As inscrições serão feitas presencialmente e somente no primeiro dia da oficina, logo antes do início das aulas, por ordem de chegada. Serão oferecidas 25 vagas.

A ideia da atividade é abrir as portas da sala de ensaio para receber atores, cantores, músicos, bailarinos e amantes das artes cênicas que estiverem interessados em viver uma experiência contemporânea em dança. Saiba mais no site do TCA www.tca.ba.gov.br/content/artes-do-corpo ou entre em contato pelo e-mail bale.tca@tca.ba.gov.br e ou pelo telefone (71) 3117-4846.

Cursos do CFA

O compositor Pedro Augusto Dias (Prêmio Funarte 2012) ministrará o curso de Arranjo: princípios, técnicas e estratégias na programação dos cursos de férias do Centro de Formação em Artes (CFA), da Fundação Cultural do estado da Bahia (Funceb). São 24 vagas divididas em duas turmas e as atividades acontecem no período de 14 de janeiro a 3 de março. Os interessados devem possuir conhecimentos de teoria e escrita musical, intervalos e acordes. Recomenda-se experiência na execução de algum instrumento e na escrita musical tradicional.

No CFA, Alexandre Montenegro também vai ministrar o curso de Memorização visual das escalas no instrumento, de 11 a 29 de janeiro, e de 15 de fevereiro a 11 de março. Robinson Cunha e Marcelo Tribal serão coordenadores do curso de Percussão e Bateria, de 11 de janeiro a 11 de março. Edbrass Brasil é o professor de Perspectivas musicais na infância, de 14 de janeiro a 10 de março. Márcio Pereira ensina Harmonia Popular Aplicada ao violão e à guitarra elétrica, de 15 de janeiro a 15 de março. No Centro de Formação em Artes as informações são obtidas com Mira Mattos (miramattos@yahoo.com.br, 3117.6367) ou Claudio Araújo (claudio.producao@hotmail.com, 3117-6452).


Fonte: Ascom/Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb)