O Escritório Bahia Criativa #Incubadora – resultado de convênio firmado entre o Ministério da Cultura (MinC) e o Governo da Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) – termina o ano de 2015 com saldo positivo. Inaugurado em 2014, no Forte do Barbalho, em Salvador, tem como objetivo formar, qualificar e orientar profissionais e empresas ligadas aos setores criativos em todo o território baiano. Este ano, o Bahia Criativa soma 1794 atendimentos em 23 territórios de identidade do estado. 
Foram promovidas 89 atividades de formação como oficinas, encontros e palestras sobre elaboração de projetos, captação de recursos, prestação de contas, marketing cultural, economia criativa, gestão orçamentária, contabilidade, gestão de pessoas e novas tecnologias, cidades e empreendimentos criativos.

Também foram atendidas 381 pessoas nas consultorias individuais e coletivas, em municípios de 15 territórios de identidade. Essas consultorias abordaram temas como enquadramento de projetos culturais, planos de negócios, abertura e formalização, fontes de financiamento e captação de recursos, marketing para empreendimentos criativos, entre outros. As atividades tiveram como público-alvo empreendedores, gestores e demais profissionais da economia criativa que tivessem atividades formais ou informais. 
"Com um ano e meio de criação, o Escritório Bahia Criativa #Incubadora está se consolidando como instituição de referência no apoio à capacitação e qualificação de profissionais do setor de economia da cultura, operando também como articulador entre entes públicos e privados, e os números apresentados provam isto", comemora a coordenadora executiva do Escritório Bahia Criativa, Luciana Vasconcelos.  
Além da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o Bahia Criativa #Incubadora promoveu ações nos territórios Bacia do Paramirim, Bacia do Jacuípe, Bacia do Rio Corrente, Baixo Sul, Chapada Diamantina, Irecê, Litoral Norte e Agreste Baiano, Médio Rio das Contas, Médio Sudoeste da Bahia, Piemonte da Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Sisal, Velho Chico, Piemonte Norte do Itapicuru, Portal do Sertão, Recôncavo, Litoral Sul, Extremo Sul, Vitória da Conquista, Costa do Descobrimento, Itaparica e Semi-Árido Nordeste II.
Ações para 2016 
O Escritório Bahia Criativa #Incubadora continuará suas ações de formação, consultoria, assessoria técnica e articulação em 2016. A execução das atividades será feita com o saldo de convênio com o Ministério da Cultura e com os recursos que serão aportados a partir da assinatura de novo convênio com o MinC, resultado da seleção no Edital de Fortalecimento das Incubadoras do Programa Brasil Criativo. Também está prevista para 2016 a incubação de empresas do setor da economia da cultura e a continuidade às ações de consultoria e formação, com especial atenção a grupos, coletivos, redes e Pontos de Cultura. 
Em reunião de encerramento do exercício de 2015, ocorrida no último dia 15, o Comitê Consultivo do Escritório Bahia Criativa criou três grupos de trabalho que vão se debruçar sobre a ampliação do alcance das ações do Escritório a partir da oferta de cursos de Ensino a Distância (EAD), sobre o incentivo ao acesso ao crédito e estratégias de sustentabilidade do próprio escritório. Mais informações podem ser obtidas na página do Escritório Bahia Criativa #Incubadora no Facebook.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult)