Alunos do 4º semestre do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado (Funceb) apresentam nesta quarta-feira (2), às 19h, no Teatro Sesc/Senac Pelourinho, em Salvador, o espetáculo ‘TôNaCena’. A mostra artística de solos de dança é resultado do processo de criação de 11 alunos, a partir das investigações propostas na disciplina Laboratório de Habilidades Criativas IV – ênfase em Práticas Solísticas, ministrada pelos professores Jairson Bispo, Guilherme Fraga e Carolina Diniz.

O evento é aberto ao público, com retirada do ingresso uma hora antes do espetáculo, até a lotação do espaço. No espetáculo, por meio de provocações que desarmam as certezas dos caminhos já sedimentados, o aluno-artista abre-se num jogo de se expor timidamente, ao olhar dissecador do outro, dando os primeiros passos na brincadeira de compor um solo. Para além da brincadeira, a investida se voltou para a produção de pensamentos, qualidades e estados de corpos possíveis, descobertos nos processos e nas investigações de cada aula.

A proposta foi que a prática se estendesse para além do mero cumprimento de uma tarefa escolar e se constituísse na experiência do corpo-artista, engajado na cena da dança baiana. A Escola é um espaço público de educação pela dança, vinculada ao Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Fonte: Ascom/ Fundação Cultural do Estado (Funceb)