Classificado em primeiro lugar na categoria Qualidade da água – Físico-químicos e microbiológicos, com o trabalho ‘Avaliação da Qualidade das Águas das principais Fontes Públicas de Salvador (BA)’, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) desde 2013, obteve destaque entre mais de 170 trabalhos de 50 instituições nacionais e internacionais, durante o 2º Congresso Internacional da Rede de Saneamento e Água de Abastecimento (Resag).

O evento foi realizado em Sergipe, reunindo especialistas e pesquisadores de 13 estados brasileiros, além de palestrantes da Colômbia, Inglaterra, Nova Zelândia e Estados Unidos. Na ocasião, foram debatidas questões sobre gestão da água e monitoramento ambiental. Para o diretor do Ceped, Miguel Azcona, trata-se de um reconhecimento público da competência técnica dos laboratórios e técnicos do Cento, criado há 45 anos, sendo, atualmente, o único laboratório de análises químicas, microbiológicas e de construção civil do estado da Bahia.

Segundo Azcona, o trabalho realizado no Ceped é voltado à avaliação de ensaios físico-químicos e microbiológicos com base na legislação vigente, que normatiza questões referentes à potabilidade em águas e as condições das principais fontes públicas que são utilizadas pela população de Salvador como forma alternativa de abastecimento para consumo próprio.

Fonte: Ascom/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti)