A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) concluiu no início de dezembro a primeira etapa do planejamento estratégico, definindo a sua identidade estratégica: missão, valores e visão. Conduzido pela equipe da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG), com apoio da Rede de Consultores Internos, o plano vai estabelecer os principais projetos a serem desenvolvidos pela Saeb no quadriênio 2016-2020. Ao final, o plano terá como objetivo promover uma melhoria na estrutura organizacional e ser referência na construção integrada de soluções em gestão, voltadas para a excelência dos resultados.

Os resultados obtidos até agora são fruto de oficinas práticas – com discussão da metodologia e elaboração dos projetos de cada uma das áreas ligadas à Secretaria, com sensibilização dos dirigentes e adesão do corpo técnico. Nos encontros, promovidos desde agosto, foi definida a missão da Secretaria: “prover e gerir, de forma integrada, soluções de gestão, para a excelência do serviço público como foco no cidadão”.

Nada mais coerente. De acordo com o Wilson Moreira Cardoso, assessor de Planejamento e Gestão, os avanços do plano serão reconhecidos, na prática, durante o trato com o cidadão. “Por ser uma unidade sistêmica, as ações da Saeb influenciam diretamente na entrega de serviços e produtos, já que ela acontece primordialmente através de secretarias finalísticas. Assim, este plano terá como um dos seus objetivos a aproximação da Secretaria do beneficiário final, o cidadão”, pondera Cardoso.

Além da missão, também foram definidos os valores da Secretaria – comprometimento, resolutividade, profissionalismo, articulação e inovação – e a visão do órgão, que pretende se reconhecer em 2020 como referência estadual na construção integrada de soluções em gestão. Após a conclusão do plano, a APG da Saeb vai concentrar esforços em projetos que darão suporte à sua execução, com a implantação dos escritórios de processos e projetos, ainda em 2016.

Fruto do esforço coletivo dos profissionais envolvidos, o processo de elaboração do planejamento estratégico da Saeb considerou experiências e levantamentos já realizados anteriormente, como o Plano Estratégico da Saeb 2004-2006, a Macropolítica e Políticas de Gestão Pública para o Poder Executivo do Estado da Bahia, a Oficina de Sincronismo Organizacional, o Pensar Bahia 2023, o Programa Participativo de Governo do Estado e o Plano Plurianual 2016-2019.