Com a produção diária de 1.477 litros de leite bovino, o laticínio da Cooperativa Mista Agropecuária de Uibaí (Comagru), na comunidade Caldeirão, em Uibaí, no centro norte da Bahia, ganhou reforço, nesta quinta-feira (3), quando foi assinado um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A formalização da parceria ocorreu na VI Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), que faz parte da 28ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) e continua, até domingo (6), no Parque de Exposições de Salvador.

O investimento no valor de R$ 1,1 milhão beneficiará ainda os laticínios Faedo Nutrilatte, em Barreiras (região extremo oeste), que produz 2.512 litros diários, e o laticínio Campanella, em Palma de Monte Alto (Vale do São Francisco), com a produção de 1.224 litros. O volume produzido nos três laticínios será destinado para 5.213 famílias em 18 municípios da região.

O titular da SJDHDS, Geraldo Reis, enfatizou que “há 20 anos, os pequenos produtores não tinham acesso às linhas de créditos para investir na agricultura familiar. Hoje podemos comemorar os avanços sociais […]”.

A produção do leite é distribuída por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para gestantes, nutrizes, povos e comunidades tradicionais, idosos, crianças de 2 a 7 anos, matriculadas em creches e pré-escolas e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Fonte: Ascom/Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS)