O projeto ‘Cine em Cena’ realizou novas sessões de cinema no Largo do Papagaio, no bairro da Ribeira, em Salvador, na tarde desta terça-feira (10) possibilitando aos moradores assistir a filmes no segundo dia de programação no local. A iniciativa das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em parceria com a empresa CCR Metrô e a Ong Bagunçaço, leva o cinema itinerante e gratuito a comunidades carentes.

Nesta terça foi exibido o filme ‘SOS Mulheres ao Mar’ tendo na plateia muitos jovens e adultos que aprovaram a iniciativa. “É muito importante porque há gente que não tem condições de pagar o cinema e aqui tem como assistir”, diz Mônica Macêdo, 31 anos, que levou o filho à sessão de cinema. “Acho legal e quero que tenha [apresentação] várias vezes”, enfatiza o estudante Heros Teixeira, 14.

É a primeira vez que as Voluntárias Sociais levam o projeto a comunidades de Salvador. O objetivo “é levar todo tipo de arte e cultura para as comunidades”, explica a coordenadora de Serviço Social da VSBA, Tânia Nogueira. A associação comunitária do bairro articula com as escolas e creches para que todos saibam e compareçam. “A gente vai às escolas públicas, confirma que é de graça e chama todos para participar”, explica o coordenador da Ong Bagunçaço, Joselito Crispim.

As Voluntárias providenciam o local do evento, e a equipe do projeto monta o equipamento. “É uma ação que existe há mais de um ano, e leva o cinema para pessoas que não tem acesso à cultura e entretenimento”, diz o coordenador do projeto, Thiago Silva.

O ‘Cine em Cena’ foi idealizado, em São Paulo, e acontece em várias cidades do País, sempre em parceria com a CCR de cada região. Segundo Luana Xavier, da área de sustentabilidade da CCR, a empresa entrou “em contato com a presidente das Voluntárias [Sociais e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto], e firmou a parceria conosco para trazer alguns projetos sociais [para] os bairros”.

Movimento População de Rua

Treze participantes do projeto do Ministério de Trabalho e Previdência Social (MTPS), intitulado ‘Movimento População de Rua de Salvador’, também assistiram ao filme. Por meio desse projeto são oferecidos cursos para capacitar pessoas em situação de rua visando à reinserção no mercado de trabalho e no convívio social.

A presença em atividades culturais contribui para que essas pessoas tenham melhor autoestima, como ressalta a assistente social do projeto, Bárbara Costa. Para José Andrade, um dos integrantes do projeto, a iniciativa “abre a mente das pessoas”.

Idealizado pela Ibirajá Produções, o ‘Cine em Cena’ é uma sala de cinema itinerante, que tem estrutura com tenda de 200 metros quadrados (personalizada), 225 cadeiras com almofadas no encosto e assento, máquinas de ar condicionado, projeção 2D/3D, sistema de som, tela de 26 metros quadrados (7,5 x 3,5 m), saídas de emergência sinalizadas e acesso para pessoas com deficiência.