Baianas vestidas a caráter e batuque de tambores recepcionaram turistas e baianos no Aeroporto de Salvador, nesta sexta-feira (20). Logo ao saírem das aeronaves que pousaram na capital baiana durante todo o dia, ainda nas pontes de desembarque, os passageiros puderam ouvir o som de tambores e atabaques que eram reproduzidos por equipamentos sonoros. E, em seguida, eram recepcionados por baianas que distribuíam as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim.
As boas-vindas fazem parte das ações promovidas pelo Governo da Estado na campanha de divulgação do Verão da Bahia 2015/2016, que tem como slogan ‘Bahia, todo mundo ama’ e pretende atrair ainda mais visitantes para o estado, que já tem lugar cativo entre os principais roteiros turísticos do país.
"A gente já chega animado! Com o batuque, as baianas muito bonitas entregando as fitinhas… É uma chegada que anima para vir mais outras vezes", confessou o advogado César Dagustin após chegar de Florianópolis. Mesmo com os compromissos marcados apenas para segunda-feira (23), ele resolveu adiantar a viagem para passar o fim de semana aproveitando a capital. 
E o advogado não foi o único a se empolgar com a recepção. "Foi demais! Com essa música, eu já vim dançando! Essa é a cara da Bahia, é disso que o povo gosta", disse a vendedora Gisela de Oliveira, que mora em São Paulo. 

Filhos da terra

Mesmo os baianos que chegavam de viagem avaliaram positivamente a ação. Depois de deixar a terra natal para trabalhar em outro estado, o engenheiro Igor Moreno descreveu a sensação de alegria com o retorno. "Eu sou de Salvador, mas estou morando no Rio de Janeiro faz três anos. Isso aqui é se sentir em casa novamente".
A chegada oficial da estação mais quente do ano se aproxima e, segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), a Bahia deve receber 4,9 milhões de turistas no Verão 2015-2016. A estimativa é 5% maior que o fluxo registrado na temporada anterior.

Repórter: Eudes Benício