As ações para conforto e segurança de baianos e visitantes no Centro Histórico de Salvador foram analisadas, nesta terça-feira (10), no Pelourinho, pelo grupo de governança instituído pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), com o objetivo de atender às reivindicações de comerciantes e moradores desta área.
Durante reunião coordenada pelo secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, os integrantes do grupo constataram que houve significativo avanço com a Operação Verão antecipada e a entrada em vigência da Operação Navio, da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ambas reforçam o policiamento em ruas, ladeiras e praças do Centro Histórico.
A Operação Verão ampliou em 25% o efetivo da Polícia Militar em áreas turísticas. O comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Valter Menezes, e o tenente-coronel Josenilton dos Santos informaram que o policiamento é feito com bases móveis e policiais do recém-criado Batalhão Especializado em Policiamento Turístico.
A temporada de verão dos navios de cruzeiro começou na semana passada, quando os turistas intensificaram os desembarques no Porto de Salvador. “Nossa meta é recepcionar os turistas com hospitalidade, segurança e qualidade dos serviços”, disse o secretário. “Uma alternativa para facilitar a mobilidade é a colocação de micro-ônibus entre o Mercado Modelo e a Praça da Sé, como sugerimos à prefeitura”.

Fonte: Ascom/Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur)