Os museus de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, de Arte Moderna (MAM-BA), na Avenida Contorno, o Centro Cultural Solar do Ferrão, no Pelourinho/Centro Histórico de Salvador, e Palacete das Artes estão sendo contemplados com 45 dias de serviços de roçagem, poda de árvores de médio e grande porte, para limpeza e conservação botânica.

A ação, que começou na última sexta-feira (30), é do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que administra dos espaços públicos, além de outros no Pelourinho e no interior do estado, como o Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro), Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu) e Museu do Recôncavo Wanderley Pinho (Candeias).

“A ação é para conservar as plantas e árvores e manter a integridade física dos usuários desses espaços, pois alguns ameaçavam cair”, explica o arquiteto paisagista do Ipac, Paulo Kalil, da subgerência de Projetos do órgão. Os serviços ajudam na preservação das áreas verdes das unidades mantidas pelo instituto.

Desde junho deste ano, equipes do Ipac também estavam recuperando os jardins do Passeio Público, entregue para a população setembro último. Segundo Kalil, os serviços não devem ser confundidos com podas em logradouros públicos, como ruas e avenidas da capital baiana, que são executados pela Prefeitura de Salvador. O Ipac só atua em imóveis e áreas que estão sob a responsabilidade da instituição, como os museus estaduais.

“No Passeio Público, plantamos novas gramíneas, plantas rasteiras, trepadeiras, flores, arbustos e palmeiras”, diz o arquiteto, enfatizando que outras espécies de árvores de grande porte, como angelim, sumaúma, amendoeira, pau-ferro, cariota e a palmeira-solitária, compõem o acervo botânico do Passeio Público.

Ele afirma ainda que também as mangueiras e sumaúmas estão em maior número”. No espaço, o Ipac está desenvolvendo um programa de Educação Patrimonial e implantará um projeto de sinalização histórico-botânica.

No MAM, estão sendo realizados serviços de limpeza e poda de árvores. No MAB, a capinação e erradicação de herbáceas e no Centro Cultural Solar do Ferrão, a poda de um coqueiro e uma mangueira. No Palacete das Artes, localizado no bairro da Graça, são podas de galhos que ameaçavam a segurança de frequentadores do local. O Palacete ocupa a antiga mansão Martins Catharino, de estilo arquitetônico eclético tombado pelo Estado da Bahia, via Ipac. Mais informações sobre os museus do estão disponíveis no site do instituto.

Fonte: Ascom/Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac)