Depois de investir R$ 366 mil na implantação de 766 placas de sinalização e dispositivos de controle de tráfego, em Monte Santo, no semiárido baiano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) voltou ao município no sábado (31), para participar da Festa de Todos os Santos, uma tradição de 240 anos.
O Detran realizou ações educativas sobre segurança no trânsito durante o evento, com público estimado em 100 mil pessoas no fim de semana. O ponto alto da festa é a romaria de 4 quilômetros, entre a Igreja Matriz e o Santuário da Santa Cruz, onde os fiéis agradecem graças alcançadas e fazem pedidos.
Este ano, com a nova sinalização na cidade, romeiros e peregrinos tiveram o acesso facilitado. "A cidade hoje está mais bonita e devidamente sinalizada. As pessoas já conseguem chegar aos lugares sem se perder ou perguntar a localização. Isso fortalece o nosso turismo religioso", disse o prefeito de Monte Santo, Jorge Andrade. 
Além da parte religiosa, a festa contou, no sábado, com shows na praça Monsenhor Berenguer, onde se apresentaram também os bailarinos da campanha ‘Balada Consciente’, promovida pelo Detran. “Há 22 anos participo da romaria, mas esse é o primeiro ano que acompanho os shows na praça. Não sabia desse trabalho educativo do Detran. Gostei muito”, elogiou a dona de casa Maria Reis, 51 anos. 
Fonte: Ascom/Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA)