A 98ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Trabalho (Fonset) será realizada no dia 11 de dezembro, às 9h, no Hotel Catussaba, no bairro de Itapuã, em Salvador. A informação foi divulgada pelo presidente do Fonset, Álvaro Gomes, nesta terça-feira (17), durante reunião do Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda (Ceter-Bahia), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O Fonset é uma sociedade civil, constituída por titulares das secretarias estaduais de Trabalho e  a Secretaria de Trabalho do Distrito Federal. Criado no final dos anos 80, o fórum é um espaço de diálogo e troca de experiências entre os estados e o governo federal. Entre outras finalidades, o Fonset tem por objetivo definir e firmar posições em torno de problemas relacionados ao mundo do trabalho, como fortalecer a participação dos estados na definição de políticas públicas. 
“Vamos aproveitar a reunião para lançar uma Frente de Inclusão Social pelo Trabalho da população em situação de vulnerabilidade, incluindo neste conjunto, as Pessoas com Deficiência (PcD); egressos do sistema prisional, moradores de rua, jovens em medidas socioeducativas, entre outros”, afirmou Álvaro Gomes.  

Convênio com ministério

Durante reunião do Ceter-Bahia, na Setre, os participantes receberam informações atualizadas sobre o convênio 119/2012 – Etapa II, entre a secretaria e o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), que está sendo construído, em cinco etapas. 
Coordenadora Executiva da Sudet, Mariângela Menezes apresentou detalhes aos conselheiros. “Estamos executando a segunda etapa do convênio, no valor de R$ 23,5 milhões. Já enviamos a versão ajustada do Plano de Trabalho e a liberação da primeira parcela dos recursos está condicionada à execução de 70% das ações planejadas”, explicou a coordenadora. 
A proposta de realização da 1ª Conferência Estadual do Trabalho e Emprego está mantida, porém sem definição de data e local. “Queremos neste encontro revigorar e ampliar as Comissões Municipais Tripartites e defender os trabalhadores neste momento de crise politica e econômica do país”, justifica o presidente do Ceter-Bahia, Márcio Fatel. 
No encerramento dos trabalhos, a representante da Federação das Empresas de Transporte dos Estados da Bahia e Sergipe (Fetrabase), Maria das Graças, fez uma exposição das ações do Sest e Senat aos demais conselheiros.
Fonte: Ascom/ Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)