Cento e cinquenta profissionais que atuam como atendentes, coordenadores e emissores de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) participam, nestas quarta e quinta-feira (11 e 12), das 8h às 18h, de um treinamento do novo sistema operacional do documento – CTPS 3.0. – no Hotel Bahiamar, localizado na Rua João Mendes da Costa Filho, 125, Jardim de Alah, em Salvador.

O I Encontro de Emissores de Carteira de Trabalho e Previdência Social é uma ação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). A iniciativa faz parte do Plano de Trabalho – Etapa II do Convênio MTPS, Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) e Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) 119/2012.

Integração

Emitida via WEB 3.0, a Carteira de Trabalho digitalizada tem pouca diferença em relação à anterior. A principal mudança está na integração do sistema de emissão com o sistema de validação do Programa de Integração Social (PIS), na Caixa Econômica Federal, o que permite a entrega do documento no ato da requisição.

“A proposta da capacitação é modernizar e agilizar, na Bahia, a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social, considerada o principal documento do trabalhador brasileiro”, afirma o titular da Setre, Álvaro Gomes, que abrirá o encontro.

O novo sistema operacional possibilita o cruzamento de informações com os demais bancos de dados do governo federal, contribuindo para o combate a eventuais fraudes. Outra vantagem é que o processo torna o documento 100% gratuito, pois o trabalhador não necessita mais pagar pela foto do registro – o retrato digital é tirado durante a requisição do documento.

Fonte: As com/Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)