O Mutirão Social no Pacto pela Vida estará neste sábado (21), no bairro de Águas Claras, em Salvador, numa edição temática denominada ‘Mutirão da Consciência Negra – Década Internacional Afrodescendente’. Além dos diversos serviços de utilidade pública oferecidos gratuitamente, haverá uma programação comemorativa do Novembro Negro, mês da Consciência Negra, no Colégio Estadual Renan Baleeiro, das 8h30 às 14h.

Na abertura do evento se apresenta a banda percussiva Band’Erê, composta por crianças e jovens da ação educativa do Grupo Carnavalesco Ilê Aiyê. Atividades lúdicas, oficinas de artesanato e turbantes e desfile de moda Afro serão realizados com o objetivo de destacar a contribuição significativa dos afrodescendentes à construção da cultura e formação da coletividade nacional.

Realizado pela Câmara Setorial de Prevenção Social, sob a coordenação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, o Mutirão Social tem em articulação com diversas secretarias estaduais, órgãos municipais, Defensoria Pública, Ministério Público, entre outras instituições.

O evento em Águas Claras vai oferecer atendimento na área de saúde, atendimento jurídico, emissão de documentos, cadastro do Bolsa Família, além de orientação ao consumidor, teste de paternidade, avaliação alimentar e nutricional e solicitação de Passe Livre Intermunicipal. O Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), oferecerá apoio psicológico, social e jurídico a vítimas de racismo e intolerância religiosa.

O Mutirão Social no Pacto pela Vida é um projeto itinerante e tem como objetivo levar cidadania e ações educativas a áreas onde estão instaladas as bases comunitárias de segurança (BCS). Com caráter itinerante, objetiva levar informações e serviços sociais também como estratégia de aproximação com as comunidades e enfrentamento à violência nas localidades mais vulneráveis.

Serviços confirmados

CPF
2ª via da Certidão de nascimento
Carteira de Trabalho
Agendamento para RG
Passe Livre Intermunicipal
Orientação e avaliação nutricional
Teste rápido HIV
Atendimento sobre reconhecimento de paternidade e encaminhamento para exame de DNA
Teste de DNA
Orientação sobre crimes cibernéticos
Procon
Bolsa Família
Ronda Maria da Penha – atendimento e orientação à mulher
Balcão de Justiça

Fonte: Ascom/Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS)