Dados do boletim epidemiológico do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, informam que desde o início da epidemia da doença, no Brasil, em 1980, até 2014, foram registrados 757.042 casos. Atenta a esses números e buscando realizar ações preventivas para o combate à Aids, a Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), participa da Semana Vermelha de Luta contra o HIV/Aids, desta terça a sexta-feira (1º a 4). A iniciativa integra as atividades do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa-BA).

Duas unidades da FPC estão programadas para receber as ações da campanha, que é aberta ao público. Nesta terça (1º), das 14 às 17h, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo, no bairro do Costa Azul, em Salvador, profissionais vão orientar sobre tratamento e prevenção da Aids. Além disso, uma estrutura para testagem rápida de HIV e sífilis será montada. Haverá ainda a distribuição de preservativos.

O espaço de leitura volta a receber no dia seguinte as mesmas ações pela manhã, a partir das 9h, e à tarde, 14h. Na quinta e sexta (3 e 4), o público pode participar do mesmo evento, na Biblioteca Pública do Estado, no bairro dos Barris, também na capital, sempre das 9 às 15h. Na unidade, o Teatro de Jovens do Gapa-BA realiza apresentação.

Sistema 

As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, administrado pela FPC. É composto por seis bibliotecas públicas estaduais, localizadas em Salvador – a de Extensão, com duas bibliotecas móveis, a do município de Itaparica e a Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, especializada na história da Bahia, além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. O Sistema também fornece consultoria técnica para mais de 400 bibliotecas públicas municipais, comunitárias e espaços de leitura, e cursos de capacitação para os funcionários dessas unidades.

Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon (FPC)