A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) promove nesta quinta (5) e sexta-feira (6) mais uma coleta externa com o Hemóvel. O ônibus da Hemoba estaciona no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula, em Salvador. Os interessados em doar sangue e fazer cadastro para ser doador de medula óssea serão atendidas das 8h às 17h.
A ação busca estreitar a relação entre as universidades e a Hemoba. “Nosso objetivo é incluir as comunidades acadêmicas e os estudantes na política nacional de doação de sangue, de maneira solidária e altruísta. Dessa forma criamos laços que intensificam na cultura da doação de sangue ”, afirma a diretora de hemoterapia da Fundação Hemoba, Iraildes Santana. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário. 
O doador deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas), não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes, estar alimentado (evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação) e ter entre 16 e 69 anos. Além dos pré-requisitos, o doador deve passar por uma triagem antes da doação. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal.
Fonte: Ascom/Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba)