A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) comemora os resultados da campanha Outubro Rosa, no mês passado, quando foram realizadas 22.486 mamografias. A ação ocorreu por meio da estratégia itinerante ‘Saúde Sem Fronteiras’, que levou o exame gratuito para mulheres de 50 a 69 anos em Salvador e nos municípios de Porto Seguro, Teixeira de Freitas (extremo sul), Cruz das Almas (RMS) e Feira de Santana

No Outubro Rosa – movimento internacional criado para conscientizar e estimular o diagnóstico e prevenção do câncer de mama -, a campanha na Bahia foi lançada pelo secretário Fábio Vilas-Boas, no dia 2 do mês passado, em Porto Seguro. O atendimento foi feito nas seis carretas adaptadas com mamógrafos por pessoal técnico especializado. O diferencial da estratégia é o acompanhamento das mulheres com imagens inconclusivas após a mamografia, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, buscando a integralidade do atendimento.

O público-alvo para o rastreamento é formado por mulheres de 50 a 69 anos, faixa de risco para a doença. Na Fase I, as mulheres são identificadas pela Atenção Básica do município e encaminhadas para o exame em unidade móvel, que irá a cada região pactuada. A estratégia itinerante do Saúde Sem Fronteiras começou em agosto e, a partir daí, já realizou 46.846 mamografias. Atualmente, o serviço está visitando os municípios das regiões de saúde de Teixeira de Freitas e de Feira de Santana.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)