Com expectativa de realizar 900 atendimentos até o dia 28, o Odontomóvel promove diversos serviços voltados à saúde bucal na Base Comunitária de Segurança de Águas Claras (BCS), em Salvador. Por meio de parceria entre a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e o programa Saúde Sem Fronteiras, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dentistas de diferentes especialidades são responsáveis por realizar procedimentos de baixa à média complexidade como restaurações, tratamento de canal, biopsia de lesão bucal e cirurgias.
Segundo o dentista Bruno Moraes, os dez consultórios que compõem a unidade móvel possuem tecnologia compatível com a dos melhores consultórios odontológicos de Salvador. “Temos sempre cirurgiões bucomaxilos, periondotistas, endodontistas, especialistas em estética, ortodontista. Uma equipe bastante coesa e completa”.
Palestras sobre saúde bucal também fazem parte da iniciativa. Para ser atendido, basta comparecer ao Odontomóvel com um documento e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Muita gente procurou o serviço logo no primeiro dia, nesta segunda -feira (16), entre eles, o montador de móveis Jansen Santos, morador do bairro de Águas Claras há 20 anos.

Jansen soube que o serviço móvel de odontologia estaria na BCS por meio de cartazes que foram espalhados no bairro. “Muitas pessoas não acreditavam nas coisas do governo, que era serviço mal feito, para tapear. Hoje, eu enxergo que esta realidade é totalmente diferente pela infraestrutura que o governo traz pra gente com a base comunitária e a assistência odontológica”.

A cabeleireira Rosangela Peireira mora há 12 anos no bairro e nunca tinha visto este tipo de iniciativa na região. Ela elogiou a comodidade de ser atendida a poucos metros de onde mora com a família. “É um bairro carente, necessitado deste trabalho. Até porque as clínicas odontológicas [daqui] cobram um preço muito alto, que o pessoal de baixa renda realmente não tem condições de pagar. Vou aproveitar para trazer minha filha e também para eu fazer o serviço que for necessário”.

Atividades gratuitas

Desde que foi implantada há pouco mais de um ano, a BCS Águas Claras oferece uma série de atividades gratuitas à população, entre elas, a inclusão digital, através do curso de informática e iniciação musical, por meio do projeto Primeiro Som. De acordo com o comandante da base, tenente PM Leonardo Dias, outras ações devem ser realizadas na comunidade ainda este mês. 
“Além do Odontomóvel, que vai ficar aqui de 16 a 28 de novembro, há a previsão de termos o Mutirão Social, junto com a Câmara de Prevenção Social [do Pacto Pela Vida], que vai ocorrer no dia 21, no Colégio Renan Baleeiro, aqui em Águas Claras. Além disso, temos a previsão de ocorrer o Garota Comunidade BCS, etapa de Águas Claras, prevista para o dia 27 de novembro. O processo de construção de confiança [junto à comunidade] é lento e gradual, mas vejo de forma muito positiva”, explica o comandante. 
Repórter: Jhonatã Gabriel