A Santa Casa da Bahia esclarece que a Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto, localizada no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, está atendendo normalmente à população com plena capacidade assistencial, tanto para os serviços de urgência e emergência quanto eletivos. A unidade, que trabalha com taxa de ocupação superior a 90%, é reconhecida como hospital de excelência na assistência às gestantes com gravidez de alto risco, além do tratamento de recém-nascidos patológicos ou prematuros.

Nesta segunda-feira (30), o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, visitou a unidade, onde foi recebido pelo superintendente de Saúde da Santa Casa da Bahia, Eduardo Queiroz. O secretário esteve na maternidade, acompanhado do superintendente de Atenção Integral à Saúde, José Raimundo Mota, e do subsecretário de Gestão, Carlos Emanuel Melo.

Durante o encontro, Vilas-Boas constatou que não houve fechamento de unidades nem redução de leitos na enfermaria e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que vem funcionando com 20 leitos, conforme estabelece o contrato e exatamente como consta no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Reforma

Na visita eles constataram que a maternidade, conforme recomendação da Sesab e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), está seguindo o cronograma de reforma de camas, berços e mesas de cabeceira (serralheria e pintura), retirando 10 a 15% de cada enfermaria, em sistema de rodízio, até que se completem todos os 185 leitos.

“Continuamos atendendo com qualidade à nossa clientela 24 horas por dia, focando primordialmente nas pacientes de alto risco obstétrico e neonatal, e resgatando a efetiva proposta de trabalho para a qual a Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto foi construída", afirmou o superintendente de Saúde da Santa Casa.

Ele destacou ainda que a área de Ensino e Pesquisa vem sendo reestruturada e passou a integrar o Núcleo de Gestão Estratégica da Diretoria Técnica, juntamente com Qualidade, Segurança do Paciente, Comissão de Controle da Infecção Hospitalar (CCIH) e Epidemiologia.

Unidade tem 257 leitos

Ao todo, a Maternidade de Referência possui 257 leitos, além da UTI neonatal, com capacidade para 20 bebês; Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com 28 leitos; e dez leitos na UTI materna, única da Bahia equipada exclusivamente para obstetrícia.

A unidade tem equipe com mais de 1.200 colaboradores, entre funcionários, enfermeiros e médicos, todos vinculados à Santa Casa de Misericórdia. Dispõe ainda de sistema completo de apoio diagnóstico e terapêutico, composto de laboratório de análises clínicas, unidade de bioimagem e agência transfusional – ato médico de transferir sangue ou hemocomponentes (plasma sanguíneo, plaquetas, hemácias e leucócitos) de um doador para o sistema circulatório de um receptor. O endereço da maternidade é Rua Marquês de Maricá, s/n, bairro do Pau Miúdo.