Até a próxima sexta-feira (13), a unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) continua, no Hospital Martagão Gesteira, com atendimento a voluntários para doar sangue e fazer cadastro de medula óssea. O hospital funciona na Rua José Duarte, nº 114, bairro do Tororó, em Salvador.

Iniciados nesta terça-feira (10), os serviços no Hemóvel são prestados das 8h às 17h, com intervalo de uma hora para almoço. O objetivo da parceria entre a Fundação Hemoba e o Martagão Gesteira é estimular a doação entre pais, funcionários e a comunidade do entorno do hospital, além de conscientizar as pessoas sobre a importância do gesto de solidariedade.

Instituição filantrópica que, há 50 anos, atende crianças e adolescentes de toda a Bahia, o Martagão é referência no atendimento em especialidades pediátricas. Dispondo de estrutura com 220 leitos, o hospital realiza cerca de quatro mil atendimentos e 700 cirurgias por mês, através do Serviço Único de Saúde (SUS).

Quem pode doar

O doador de sangue precisa apresentar documento oficial com foto em bom estado de conservação, pesar mais de 50 quilos, dormir pelo menos seis horas antes da doação e evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação.

Outra exigência é não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Os doadores devem ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos podem fazer a doação mediante autorização escrita dos pais ou responsável legal.


Fonte: Ascom/Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba)