‘Doe alegria, doe sangue – Continue ajudando a salvar muitas vidas’. Este é o mote da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) nas comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro, em todas as 26 unidades do estado. Para agradecer a essas pessoas, que de forma solidária doam sangue, a Hemoba inicia nesta segunda-feira (23) uma semana de atividades. A programação segue até 28 deste mês.

No Salvador Shopping, uma exposição fotográfica vai homenagear doadores, captadores, colaboradores e parceiros pelo comprometimento e dedicação que mantêm vivo o gesto de amor e solidariedade. A mostra continua no local até dezembro.

Programação especial

A data simboliza a importância da conscientização e mobilização da sociedade na busca de uma nova realidade em hemoterapia, em todo o País, servindo também para demonstrar o reconhecimento e gratidão a quem doa sangue, de maneira altruísta, deixando muitas vezes seus afazeres, para salvar a vida de uma pessoa desconhecida, na maior parte das ocasiões.

Durante a semana de atividades, a Hemoba homenageia todos os cidadãos que fazem a diferença na vida de que precisa de sangue. O Hemocentro Coordenador, as unidades do interior e as unidades móveis terão programação especial. Atividades lúdicas, apresentações musicais, participação em feiras de saúde, oficinas, encontro de doadores, com direito a lanches incrementados e caminhadas, fazem parte das atrações.

Algumas unidades vão abrir com horários especiais no dia 28 próximo – Hemocentro Coordenador (das 8h às 18h), Eunápolis, das 8h às 17h, e Brumado, das 7h às 12h. A Hemoba disponibiliza em seu site o endereço de todas as unidades na Bahia.

Unidades móveis

De 24 a 27 de novembro, as unidades móveis da Fundação Hemoba vão atender à população em horário ampliado, no Shopping Salvador, das 9h às 20h, na entrada da Praça de Serviços (Piso G1), do centro de compras.

O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário. Para ser doador é necessário apresentar documento original com foto, pesar acima de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas), não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes, estar alimentado (evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação) e ter entre 16 e 69 anos.

Fonte: Ascom/Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba)