Mais de R$ 11 milhões foram investidos em uma série de obras para conter a erosão das margens do Rio São Francisco, no município de Muquém do São Francisco, oeste da Bahia. As intervenções executadas pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (SIHS), serão entregues pelo governador Rui Costa, que sobrevoa a região neste sábado (28).

“Trabalhar para garantir a preservação do rio é crucial não só para o meio ambiente e a sobrevivência da população ribeirinha, como também para a economia do estado”, destacou o governador. Os recursos investidos, oriundos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), contemplam o cercamento da área degradada com mourões de madeira, incluindo aguadas, e a recomposição vegetal de proteção permanente, com o plantio de mais de três mil mudas nativas.

Também foram instaladas estruturas de acesso, incluindo passeios, canaletas e dispositivos de drenagem; seis escadas de acesso ao rio; quatro acessos à aguada de animais, além da realização de ações de educação ambiental.

Ainda em Muquém do São Francisco, o governador inaugura o sistema integrado de abastecimento de água construído pela Cerb para atender cerca de 4,7 mil moradores, de 19 localidades dos municípios de Muquém do São Francisco e Wanderley. Rui ainda faz a entrega de 19 títulos de terra.