Dirigentes da Mirabela Mineração, localizada na região de Ilhéus, no sul do estado, estiveram nesta sexta-feira (27) na Secretaria do Planejamento (Seplan), onde se reuniram com o vice-governador e secretário da pasta, João Leão. O objetivo da visita foi mostrar estudos e planos de prevenção, manutenção e diagnóstico da barragem de rejeitos de Mirabela, com o propósito de assegurar que o equipamento atende aos requisitos de segurança.

Também participaram da reunião o vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado de Andrade Filho, e o deputado estadual Eduardo Salles. Na ocasião, o diretor-executivo e o gerente de suprimentos do empreendimento da empresa, Maryse Belanger mirela e Emílio Elesbao Neto, respectivamente, apresentaram relatórios e estudos para tranquilizar o Governo do Estado e a população sobre riscos de rompimento da barragem de rejeitos da empresa.

Os dirigentes asseguraram que os procedimentos adotados são eficazes e todas as medidas tomadas buscam operar com o máximo de segurança. Um estuda foi apresentada mostrando que a metodologia construtiva da Mirabela é diferente da utilizada na barragem do município de Mariana, em Minas Gerais, que rompeu no dia 5 deste mês, provocando um desastre social e ambiental.

Fonte: Ascom/Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan)