A Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), capacita, a partir desta quarta-feira (4), cerca de 70 estudantes de Santana, no oeste da Bahia, em piscicultura. As aulas, que vão até o dia 10, são gratuitas e serão ministradas para os estudantes do ensino técnico da Escola Família Agrícola Arttur Birk. 
“A piscicultura é um segmento em expansão em todo o mundo. Se trata de uma atividade econômica sustentável e com bom retorno financeiro. Dessa forma, é importante que estes estudantes possuam o conhecimento necessário para atuar na área e contribuir com o crescimento da produção baiana”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. 
Entre os assuntos abordados no curso estão infraestrutura básica e engenharia para implantação de projetos de aquicultura, sistemas de cultivo, manejo reprodutivo, manejo e sanidade, beneficiamento de pescado e licenciamento ambiental. A carga horária é de 54 horas.  
“Além das aulas na escola, os estudantes participarão de visitas técnicas à unidade de beneficiamento de pescado em Santa Maria da Vitória, onde aprenderão a agregar valor aos peixes, e a uma estação de piscicultura em Porto Novo, para acompanhar as etapas de reprodução dos animais”, acrescenta o gerente de operações da Bahia Pesca, Antônio Laborda.

Fonte: Ascom/Bahia Pesca