Os jogos de futebol e futsal, masculino e feminino, que serão disputados pelo projeto ‘Na Base do Esporte’ nos dias 28 e 29 deste mês, nos Estádio de Pituaçu, em Salvador, foram definidos em sorteio realizado na noite de quarta-feira (11). Participam da competição 700 atletas, de 10 a 19 anos, moradores de áreas onde funcionam as bases comunitárias de segurança (BCS), na capital e no interior do estado.

A iniciativa, que faz parte do programa estadual Pacto pela Vida, busca contribuir para o desenvolvimento do esporte e lazer nas comunidades, promovendo o intercâmbio social e bem-estar. O projeto tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e das secretarias estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Segurança Pública (SSP).

Em Salvador, estão envolvidas no projeto as comunidades de Rio Sena, Bairro da Paz, Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho, Nordeste de Amaralina, Fazenda Coutos, Calabar, Uruguai e Águas Claras. No interior, Camaçari, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Porto Seguro.

Para o chefe de gabinete da Sudesb, Gustavo Miranda, a autarquia tem o dever de apoiar projetos esportivos. “A Sudesb é parceira e junto com as secretarias envolvidas vai dar suporte ao projeto, que atende o programa Pacto Pela Vida. Este será um projeto piloto, mas nossa intenção é aumentar, nos próximos anos, o número de modalidades esportivas”.

Competição

O torneio de futebol terá o sistema de eliminatória simples – a equipe que perde é automaticamente eliminada. As partidas terão a duração de 30 minutos e em caso de empate serão disputadas cobranças de pênaltis. Os primeiros jogos do futebol masculino serão entre as comunidades das bases comunitárias de Camaçari x São Caetano; Santa Cruz x Águas Claras; Vitória da Conquista x Bairro da Paz; Uruguai x Nordeste de Amaralina; Itinga x Rio Sena e Fazenda Coutos x Calabar.

A disputa do futebol feminino são entre Águas Claras x Chapada do Rio Vermelho; Santa Cruz x Rio Sena; Calabar x Bairro da Paz; Fazenda Coutos x Itinga. No futsal masculino e feminino os jogos acontecem no Sesi de Simões Filho. Cada partida terá a duração de 20 minutos e o sistema de disputa também será de eliminatória simples. Outro encontro será realizado no próximo dia 23, às 15h, também no estádio de Pituaçu, quando serão entregues, aos líderes comunitários, os kits com uniformes das equipes. A Sudesb disponibilizará alimentação para as equipes nos dias dos jogos e premiação.

Fonte: Ascom/Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb),