Vinte e três adolescentes de Itinga, entre 13 e 19 anos, receberam, nesta quinta-feira (26), o certificado do Curso de Informática Básica. Promovida pela Base Comunitária de Segurança (BCS) de Itinga, em parceria com o Projovem Adolescente, unidade ligada à Prefeitura de Lauro de Freitas, a capacitação teve duração de três meses.

Maisa de Jesus França, 14 anos, aluna destaque da turma, foi a primeira a receber o certificado, em solenidade realizada na área externa da base. Moradora de Itinga, ela contou que foi informada da existência do curso por intermédio da mãe, Maria Celina Souza de Jesus, que sabia do seu interesse por computadores.

“Ela me incentivou para que eu fizesse a inscrição. Gostei muito de aprender sobre sistemas operacionais, coloco tudo em prática no computador da minha casa”. França acrescentou ainda que as amigas vão sempre lhe procurar, para pedir informações de como usar determinados programas.

O professor e idealizador do curso, soldado PM Silas Carvalho, 35, diplomado em Tecnologia da Informação e pós-graduado em Segurança da Informação, afirmou que aquela formatura significa muito para ele e para os adolescentes. “Pensem grande e corram atrás dos seus sonhos e que esse certificado seja o primeiro de muitos” desejou. No final do evento, Carvalho recebeu das mãos de Maisa França o livro “O Alquimista” de Paulo Coelho. A socióloga e orientadora social do curso, Daniella Melo, entregou também ao professor cartões dos alunos com carinhosas dedicatórias.