Consultas e cuidados dispensados à saúde, com foco na prevenção de fatores de riscos relacionados a doenças do coração, foram oferecidos, gratuitamente, no Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina (CSU Nordeste), unidade da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). A ação faz parte do programa Pacto pela Vida e foi realizada nesta quarta-feira (25), em parceria com a Base Comunitária do Nordeste e o Lithocenter Hospital Dia, para marcar o Novembro Azul e alertar sobre importância do cuidado com a saúde, principalmente, dos homens.

A ação teve grande adesão dos moradores da região, inclusive de mulheres, que puderam aferir pressão e realizar consulta com um cardiologista. “Essa iniciativa é muito boa porque, muitas vezes, eu enfrento dificuldades para ir ao médico”, disse Maria Oliveira Alecrim, 80 anos, ao revelar que há mais de um ano não se consulta com um cardiologista.

O subcomandante da Base Comunitária do Nordeste, tenente Mathéo, afirmou que a Polícia Militar se engaja em ações como essa, com o propósito de estreitar a relação com a comunidade, buscando se colocar como um parceiro dos moradores. “Como atuamos na ponta, funcionamos como intermediários e orientadores de acesso aos serviços públicos”.

Segundo a coordenadora do CSU Nordeste, Andreia Macedo, este ano, a iniciativa também faz parte das comemorações ao Novembro Negro e o Dia da Consciência Negra, com o foco na temática da saúde a uma população que, historicamente, tem enfrentado dificuldade para acessar serviços na área de saúde.

Uma oficina de resíduos sólidos orientou a população sobre formas de aproveitamento de alimentos descartados no meio ambiente. Moradores aprenderem, por exemplo, como fazer sabão com o óleo de cozinha, evitando o impacto ambiental causado pelo descarte do produto. A programação prossegue nesta quinta (26), com atendimento prestado por um ginecologista, e termina na sexta (27), com um urologista.

Fonte: Ascom/Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS)