A programação do Governo da Bahia para o Novembro Negro, em homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, mártir da luta racial e da resistência à escravidão, vai ser lançada nesta sexta-feira (6) em Salvador. A cerimônia acontece no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, a partir das 18h. A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Vera Lúcia Barbosa, estará presente, juntamente com outras autoridades e representantes do movimento negro.

O sarau do Bando de Teatro Olodum marca a abertura do evento, que inclui a exposição ‘Faces’ e a apresentação do projeto ‘Memórias de Resistências Negras’, dos fotógrafos Alvaro Villela e Lázaro Roberto, respectivamente. A edição deste ano do Novembro Negro integra as ações da Década Internacional Afrodescendente, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e incorporada, de forma pioneira, pelo Governo da Bahia.

Em 2015, a Sepromi apoia até oito projetos relacionados ao mês da consciência negra, com recursos estimados em R$ 300 mil, nas categorias ‘Reconhecimento’, ‘Justiça’ e ‘Desenvolvimento’, eixos da Década Afrodescendente. A relação das entidades selecionadas foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 21 de outubro, e está disponível no site da Sepromi.

Fonte: Ascom/ Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi)