A programação do Novembro Negro da Secretaria da Educação do Estado foi iniciada na Escola Estadual Carneiro Ribeiro, localizada na Ilha de Itaparica, no município de Vera Cruz, que recebeu nesta terça-feira (3) o Diálogos Formativos/Caravana da Igualdade. A ação acontece ao longo do mês, em outras unidades de ensino e comunidades quilombolas, e tem como base a discussão de questões como valorização da identidade negra e a importância da implementação da educação para as relações étnico-raciais de gênero e sexualidade no currículo escolar e no Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas.

De acordo com a coordenadora de Educação para a Diversidade, Érica Capinan, foram discutidos com os estudantes temas como valorização da educação para a diversidade, focando no enfrentamento ao racismo, machismo, sexismo e homofobia. “As relações étnico-raciais e de gênero foram abordadas numa perspectiva que a juventude se reconheça como indivíduos políticos. O objetivo é a valorização do protagonismo juvenil e fazer que esses jovens entendam que podem se somar no combate ao racismo e preconceito de todas as formas, que é possível ser jovem e também politizado”.

Reflexão

A estudante Ingride da Silva Vitória, 6º ano, afirmou que as abordagens dos temas foram importantes porque levaram todos a uma reflexão. “Um dos assuntos que mais chamou a atenção foi o racismo pelo fato de ainda serem vivenciadas atitudes preconceituosas na sociedade”.

Para a diretora da unidade escolar, Biana Barbosa, abordar essas temáticas com os estudantes é essencial. “São questões atuais e que vão ajudar na formação cidadã e contribuir para uma cultura de paz dentro e fora da escola”. A professora de Inglês, Carmem Silva Ribeiro, destacou que “as discussões são pertinentes porque os alunos param para pensar e ficam antenados sobre os assuntos abordados”

A próxima edição do Diálogos Formativos/Caravana da Igualdade discutirá a Lei Nº 10.639/03, por meio de videoconferência, nesta quarta-feira (4), às 14h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador, com transmissão para as salas dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) nos 27 territórios de identidade. Na quinta (5), a ação acontece no Colégio Estadual Luiz Viana Filho – Tempo Integral, em Santo Antônio de Jesus.

Ação

Os Diálogos Formativos/Caravana da Igualdade são promovidos em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e buscam ampliar o debate sobre as ações afirmativas de valorização da identidade negra. A iniciativa também contemplará escolas estaduais e comunidades quilombolas em localidades como Santa Maria da Vitória (extremo oeste), Anagé (centro sul), Palmas de Monte Alto (Vale do São Francisco), Cachoeira/Santiago do Iguape (Recôncavo), Lage dos Negros (norte), Salvador e municípios da região metropolitana, como Santo Antônio de Jesus e São Francisco do Conde.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia