Escolas de dez municípios baianos intensificam esta semana as atividades para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). É o caso da Escola da Associação Beneficente de Proteção à Juventude, em Conceição do Jacuípe, que realiza a 3ª edição do projeto Jeito Negro de Ser, com o tema ‘A Diversidade é o Símbolo do País’. Em Feira de Santana, no Colégio Estadual Paulo VI, os alunos participam de uma série de atividades baseadas na exibição do filme ‘Vista a Minha Pele’, que debate o racismo.

“Realizamos um trabalho durante todo o ano letivo e buscamos nesta comemoração, com a culminância na quinta-feira (19), avaliar o resultado dos estudos e pesquisas dos alunos, com apresentações culturais e jogos didáticos sobre o tema, além da realização de competições esportivas”, explica a diretora da Associação Beneficente, Maria Cristina Morais.

A estudante do 9º ano Gabriele Santana, 14 anos, diz que o evento incentiva os alunos na luta contra o racismo. “Assim como existe preconceito fora da escola, também existe dentro. Por isso é importante estarmos trabalhando o tema da Consciência Negra, que ainda aborda uma cultura bastante rica e de identidade forte”.

A sua colega Letícia Rocha, 15, estudante do 8º ano, fala como se preparou para os jogos de pergunta e resposta. “A nossa equipe pesquisou sobre os vários assuntos [referentes] à cultura negra, produziu uma apostila e todos puderam estudar para a disputa. Isso nos ajuda muito para o aprendizado que podemos usar na escola e no cotidiano”.

No Paulo VI, os alunos participam de palestras, debates, apresentação de capoeira e maculelê durante quatro dias, com encerramento nesta sexta-feira (20). “O objetivo é debater o preconceito mostrando outra perspectiva que o filme ‘Vista a Minha Pele’ apresenta. O vice-diretor Ricardo Almeida afirma que também haverá discussão sobre a evolução do negro na sociedade.

Programação

Dias 19 e 20
Colégio Estadual Idelzito Eloy de Abreu  (Ituberá)
Evento – Novembro Negro

Dia 20
Colégio Estadual Cândido Meireles  (Cairu)
Evento – Projeto Consciência Negra Sempre!

Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza (Camamu)
Evento – I Fórum de Ciências Humanas: Refletindo Vida em Sociedade

Colégio Estadual Antonio Balbino (Taperoá)
Evento – Desfile da Consciência Negra

Colégio Estadual Maria Xavier Andrade Reis (Presidente Tancredo Neves)
Evento – Feira de Ciências e Sustentabilidade

Colégio Estadual João Cardoso dos Santos (Valença)
Evento – Gincana da Consciência Negra

Colégio Estadual Estela Aleluia Guimarães (Taperoá)
Evento- Mostra da Consciência Negra

Colégio Estadual de Souto Soares  (Souto Soares)
Evento – Consciência Negra no Distrito de Segredo

Colégio Estadual Edgar Silva (Andaraí)
Evento – Seminário: Identidade em ‘Preto e Branco’

Dias 20 e 21

Colégio Estadual Aristides Maltez (Jaguaripe)
Evento – Mostra da Consciência Negra

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado