Já está controlado o incêndio florestal na Serra do Rio da Água Preta, em Ituaçu, município situado no centro sul da Bahia, a 100 quilômetros de Vitória da Conquista. O monitoramento no local teve apoio do Bahia Sem Fogo, programa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Devido ao tempo seco e quente, as chamas contidas anteriormente voltaram de forma mais intensa na semana passada. Em razão disso, na última sexta-feira (6), uma aeronave do Bahia Sem Fogo sobrevoou a região e identificou que pequenos focos ainda restavam. Nestas segunda e terça-feira (9 e 10), uma equipe de fiscalização continua em ação na área.

Segundo a coordenadora de Fiscalização Preventiva do Inema e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim, contatos com a Secretaria do Meio Ambiente local e o Corpo de Bombeiros foram feitos para a adoção das providências no último final de semana.

A Operação Bahia sem Fogo faz parte e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia, formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como objetivo atender principalmente às regiões da Chapada Diamantina e o oeste, onde ocorrem os maiores incêndios.

Fonte: Ascom/Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)