Os focos de incêndios florestais registrados no município de Ibicoara, na Chapada Dimantina, foram controlados na tarde de quarta-feira (11), por meio das ações realizadas pelo Bahia sem Fogo, programa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Brigadistas voluntários, bombeiros militares e técnicos de fiscalização do Inema continuam atuando no monitoramento com a utilização de dois aviões tanque (modelo Air Tractor), um helicóptero, cinco veículos 4×4 e vans. Equipamentos de proteção individual e coletiva também ajudam os combatentes no controle dos focos. Os trabalhos agora consistem no monitoramento e rescaldo das áreas para que o fogo não retorne.
De acordo com a coordenadora de Fiscalização Preventiva do Inema e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim, o programa vem fazendo esforços para conter os incêndios florestais no estado. “As atividades do Bahia sem Fogo começaram no primeiro semestre do ano, quando fortalecemos as atividades de prevenção com os cursos de formação de brigadistas, aquisição de equipamentos de proteção individual e coletiva distribuídos entre as brigadas voluntárias, além de sensibilização das comunidades, através de visitas técnicas e oficinas de educação ambiental”, destacou Cotrim.
A Operação Bahia sem Fogo integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia, formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como objetivo atender principalmente as regiões da Chapada Diamantina e do oeste, onde ocorrem mais registros de incêndios.
Fonte: Ascom/Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)