A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) implanta, nesta quarta-feira (11), a coleta seletiva em unidades de Salvador, por meio do programa Recicla Já Bahia, uma iniciativa da Superintendência de Patrimônio (Supat) da Secretaria da Administração do Estado (Saeb). Dez funcionários do órgão, que é vinculado ao Ministério da Saúde, já passaram pela capacitação para atuar como multiplicadores. A equipe responsável pelos serviços de limpeza das unidades, nos bairros da Vitória e da Graça, em Salvador, também foi treinada.

Com a adesão da Funasa ao programa aumenta para 153 o número de unidades atendidas pelo Recicle Já Bahia, no estado, entre secretarias de governo, autarquias e instituições públicas municipais, estaduais e federais. O trabalho de coleta de dos resíduos começa nesta quinta (11), serviço a ser executado pela cooperativa de reciclagem Cooperes. Até o final de 2015, o programa deve ser implantado também na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Conscientização

De janeiro a agosto deste ano, o Recicle Já Bahia foi responsável pela coleta de 769 toneladas de resíduos, com a média de 85,4 toneladas por mês. O número representa crescimento de 32,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram coletadas aproximadamente 521 toneladas.

Criado em 1999, o programa de coleta seletiva surgiu inicialmente para atender apenas às unidades instaladas no Centro Administrativo da Bahia (CAB), tendo ampliado progressivamente a finalidade de suas atividades. O objetivo é promover maior conscientização quanto ao destino dos resíduos gerados no ambiente de trabalho, além de gerar renda para os catadores e reduzir o impacto do lixo no meio ambiente.

A coleta dos materiais recicláveis é feita atualmente por 13 cooperativas em Salvador e mais 34 municípios baianos. O programa realiza ainda coleta de livros didáticos irrecuperáveis e/ou desatualizados, carteiras inservíveis em escolas públicas estaduais, resíduos eletrônicos e óleo de fritura dos restaurantes.

Fonte: As com/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)