Diante da incidência dos focos de calor e a propagação dos incêndios florestais registrados, nos últimos dias, na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), está dando apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com isso, são intensificadas as atividades de combate às chamas com algumas ações emergenciais.

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o governo não tem poupado esforços para ajudar no combate aos incêndios florestais tanto na região da Chapada quanto no oeste. “Já temos em campo técnicos do Inema, além de 43 brigadistas e voluntários do Prevfogo e ICMBio, e 42 bombeiros, com o objetivo de debelar e monitorar os incêndios florestais na região”.

A ação envolve ainda o trabalho de quatro peritos. Além disso, são utilizados dois helicópteros com ‘Bambi Bucket’ – equipamento para despejar água sobre incêndios florestais -, dois aviões Air Tractor, três carros tracionados (4×4), três vans e um ônibus, informou o secretário.

Ação em tempo integral

“Desde o período em que se intensificam as queimadas florestais, geralmente entre os meses de agosto a dezembro, a equipe da Sema, do Inema e os Bombeiros encontram-se em tempo integral na região para desenvolver atividades de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais”, ressalta a coordenadora de Fiscalização Preventiva do Inema e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim.

Segundo a coordenadora, até o momento, estão sendo combatidos pelos bombeiros e brigadistas focos de incêndios na APA Marimbus – Iraquara (em Lençóis); Parque Nacional da Chapada – Campo São João (Palmeiras); e Morro Branco (Vale do Capão); e Povoado do Correia (Mucugê).

Em Ibicoara, com o apoio do helicóptero, 15 brigadistas da cidade passaram esta sexta-feira (13) fazendo o rescaldo dos focos de incêndio. A BR-242 foi liberada na quinta (12), às 17h30, e nesta sexta os bombeiros continuam dando suporte ao combate dos focos de incêndio, com a ajuda de outro helicóptero.

De acordo com Fabíola Cotrim, as equipes permanecerão em campo, realizando o trabalho de combate ao longo da noite e em todo o final de semana. Os peritos enviados pela Sema/Inema já estão em campo realizando as devidas investigações para emitir os relatórios e laudos dos incêndios em Ibicoara e Marimbus-Iraquara (Mucugê).

Fonte: Ascom/Secretaria do Meio Ambiente (Sema)