A Secretaria de Meio Ambiente (Sema), por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), informou nesta terça-feira (10) que está sendo reforçado o combate ao incêndio florestal que acomete o município de Ibicoara, na Chapada Diamantina. Para controlar a situação que atinge a localidade, 30 bombeiros e brigadistas voluntários, além de dois técnicos do órgão, atuante no programa Bahia Sem Fogo, realizam o monitoramento e tentam controlar os focos no município.

Nesta terça, serão enviados dois aviões Air Tractor e equipamentos de proteção individual e coletiva, além de deslocado para Ibicoara um grupo de trabalho unificado do Corpo de Bombeiros e do Sistema de Meio Ambiente do Estado da Bahia para verificar a situação e dar continuidade às atividades de combate ao fogo.

A Operação Bahia Sem Fogo integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia, formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem o objetivo de atender principalmente as regiões da Chapada e do oeste, onde ocorrem os maiores registros de incêndios.

Fonte: Ascom/Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)