O incêndio florestal que atinge o município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, recebeu reforços do Bahia Sem Fogo, programa da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), nesta quarta-feira (11). Com o objetivo de controlar a situação que atinge a localidade, dois aviões Air Tractor, um helicóptero, cinco veículos 4×4 e vans, além de equipamentos de proteção individual e coletiva, ajudam os combatentes no monitoramento dos focos.
Também foi deslocado para Ibicoara um grupo de trabalho unificado do Corpo de Bombeiros e do Sistema de Meio Ambiente do Estado da Bahia para verificar a situação e dar continuidade às atividades que estão sendo empregadas. Estão no local realizando ações 78 combatentes, entre bombeiros militares e brigadistas voluntários, juntos com a coordenação do Bahia Sem Fogo e a Secretaria de Meio Ambiente do município.
A Operação Bahia sem Fogo integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como objetivo atender principalmente as regiões da Chapada Diamantina e do oeste, onde ocorrem mais registros de incêndios.

Fonte: Ascom/Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)