A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), realiza desta quarta a sexta-feira (11 a 13), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (CEPM), que vai discutir ‘Mais direitos, participação e poder para as mulheres’.

Quatro eixos temáticos serão abordados – ‘Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios’; ‘Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios’; ‘Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações’ e ‘Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações’.

As conferências estaduais, municipais, territoriais e livres de políticas para as mulheres são resultado da luta dos movimentos de mulheres e feministas. Nesses espaços, elas debatem os desafios e barreiras que impedem o seu pleno desenvolvimento social, político e econômico.

A diversidade e complexidade dos vários segmentos de mulheres são apresentadas, discutidas e sistematizadas em documentos contendo propostas a serem consideradas na formulação de novas políticas públicas. Por isso, “as conferências são consideradas grandes conquistas da sociedade civil organizada, sendo um marco da democracia participativa no Brasil”, como afirma a secretária Olívia Santana.

Fonte: Ascom/Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)