A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza a conferência de abertura do IX Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, evento que celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra, no próximo dia 20. 
O ato de abertura está marcado para as 14h, na Praça Renato Machado, em Santo Antônio de Jesus. Logo em seguida haverá uma conferência ministrada pelo Prof. Dr. Kabengele Munanga e uma caminhada cultural, prevista para 18h, além de apresentações culturais das comunidades.
As inscrições online vão até o dia 20. O participante pode escolher um ou mais campi de participação. As oficinas são abertas ao público mediante inscrição no local do evento. O fórum segue até o dia 29 deste mês, com atividades em todos os campi da instituição. 
O evento acadêmico tem como objetivo fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas e reunir pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade. Mais informações estão disponíveis no site do evento.
Cronograma:
Santo Antônio de Jesus – 20/11 (abertura geral do fórum)
Santo Amaro – 20 (abertura) e 23 a 25/11
Amargosa – 26 e 27/11
Cachoeira – 20 a 29/11
Cruz das Almas – 25 e 26/11
Feira de Santana – 23 e 24/11