O governador Rui Costa publicou parte de sua agenda da manhã desta terça-feira (17), em Lençóis, na Chapada Diamantina, onde esteve acompanhando de perto os trabalhos de combate ao incêndio que reúnem uma força-tarefa formada pelo Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e brigadistas voluntários.
Rui recebeu, após sobrevoar as áreas atingidas pelo fogo, as mulheres que representavam a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral). O vídeo da reunião de Rui com as mulheres dos brigadistas que atuam na região – são seis brigadas em ação.
Rui afirmou que o momento é de crise, por isso a prioridade é somar esforços para conter o fogo. Ele determinou, durante o encontro, que o comando da ação inclua um representante de cada brigada na reunião diária de avaliação e planejamento, para dialogar, traçar estratégias únicas e garantir uma ação articulada entre todos para extinguir o fogo. Essa era uma das reivindicações dos brigadistas. “É necessário que essa intervenção seja articulada conjuntamente para o resultado ser melhor, mais rápido e mais eficiente”, recomendou.
O governador se comprometeu, ainda, durante a reunião, que logo depois que o incêndio na Chapada for controlado, dará início à construção de um plano de prevenção e de combate ao incêndio na Chapada Diamantina. É importante, segundo Rui, que representantes de todos os segmentos da população da região – prefeitos, guias turísticos, empresários e brigadistas, dentre outros – participem da construção desse plano.