Já estão abertas as inscrições para a 19ª edição do Programa de Preparação do Servidor para a Aposentadoria (Prepare-se). Com uma programação voltada para funcionários que já cumpriram alguns ou todos os critérios para a aposentadoria, o atendimento acontece no período de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2015, das 8h30 às 12h30, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.

A ação é realizada pelas superintendências de Previdência (Suprev) e Recursos Humanos (SRH) da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), com apoio do TJBA. Na agenda do evento constam palestras referentes a temas de interesse do servidor nesta fase da carreira – qualidade de vida, educação financeira, saúde e longevidade, legislação de aposentadoria e pensão previdenciária.

Uma especialista em acompanhamento pós-carreira vai orientar os servidores interessados na construção de um novo projeto de vida. No local acontecem também uma Feira de Serviços, espetáculos culturais e sorteios de prêmios. No primeiro dia do evento, os participantes devem chegar às 8h para credenciamento.

Executivo, Judiciário e Legislativo

Nesta edição do Prepare-se são oferecidas 350 vagas a funcionários públicos dos três Poderes – Executivo, Judiciário e Legislativo. As inscrições devem ser feitas por meio do Portal do Servidor http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/. Em caso de dificuldade, os interessados devem entrar em contato com a equipe do programa pelos telefones 3116-5710 e 3116-5709 ou e-mail prepare.se@saeb.ba.gov.br.

Apesar de terem sido enviadas cartas comunicando o evento a grupos de servidores, o documento não funciona como garantia da inscrição. Os funcionários que não receberam a carta, mas se encontram em fase de pré-aposentadoria, também estão aptos a se inscrever.

Lançado em 2018 pelo Governo do Estado, o Prepare-se tem o objetivo de esclarecer os funcionários públicos que estão prestes a se aposentar sobre os seus direitos e deveres em relação à previdência, além de incentivar o trabalho social e voluntário, e vida saudável e sem sedentarismo. O programa tem servido de modelo para outros estados e outros órgãos dos três Poderes na Bahia.

Fonte: Ascom/Secretaria do Trabalho do Estado (Saeb)