O verão ainda não chegou, mas o calor da primavera na capital baiana já convida para a prática de atividades físicas a céu aberto. Nesta terça-feira (10), muita gente acordou cedo para suar a camisa no primeiro dia do projeto ‘Sudesb Primavera e Verão de Salvador’, no Parque Costa Azul, em Salvador. Aulões gratuitos de alongamento e ginástica localizada são realizados no local desde as 6h30, com o objetivo de estimular a prática hábitos saudáveis pela população.

Esta é a sexta edição do evento, que nos anos anteriores acontecia apenas na estação mais quente do ano. Em 2015, a novidade é a antecipação dos aulões em cerca de dois meses, passando a começar ainda na estação das flores. Para a dona de casa Maria José de Souza, 55 anos, que aproveitou cada minuto da aula, os exercícios físicos são a principal opção para controlar a hipertensão e a diabetes. “Para as pessoas que têm problemas de saúde, a atividade física é uma recomendação médica. É importante para manter o corpo em movimento e combater o sedentarismo”, diz a dona de casa. 

Homem, mulher, jovem ou idoso, ninguém ficou parado. Sob orientações de uma equipe de educadores físicos, o público esbanjou energia e queimou algumas calorias nos aulões, que fazem parte do projeto realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb). 

A alternativa de esporte e lazer gratuita agradou até quem já tem o hábito de fazer atividade física regularmente, como a carioca aposentada Edna Cavalcanti, 52, que mora em Salvador há mais de dez anos. “Realizo caminhadas diariamente com o meu esposo, mas sempre senti falta de atividades em grupo como esta. Salvador não estava aproveitando a orla que tem. A atividade física é boa, principalmente quando fazemos de forma coletiva”.

Horários

Os aulões são realizados às terças e quintas-feiras, em dois horários, nos turnos matutino (às 6h30 e 7h30) e vespertino (17h20 e 18h30). O projeto terá quatro meses de duração, sendo encerrado em fevereiro de 2016. Segundo a coordenadora de Eventos de Recreação e Lazer da Sudesb, Susi Docio, a ação contempla inclusive quem sempre teve vontade de realizar esse tipo de atividade e não era incentivado.

“Fazemos atividades amplas para atender qualquer cidadão que passe por aqui, envolvendo quem está sedentário e até mesmo quem já pratica esportes há mais tempo. A ideia é que as aulas atraiam as pessoas e forme um grupo motivado para se exercitar mesmo quando esta edição chegar ao fim”, explica a coordenadora. 

Serviços de saúde

Para que a prática de exercícios seja feita com segurança, uma ambulância fica estacionada próximo ao local das atividades, apta para atendimentos em situações de emergência. Ainda no estacionamento do Parque Costa Azul, diversos serviços de saúde vão beneficiar o cidadão, a exemplo da aferição da pressão arterial. 

“A Sudesb está proporcionando meios para as pessoas terem uma qualidade de vida melhor. Oferecemos tanto a atividade prática como o conhecimento de como se cuidar, por meio de ações de orientação”, afirma o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado.

Repórter: Leonardo Martins