Com o objetivo de promover a integração social através do esporte, equipes de 13 bases comunitárias da Bahia vão entrar em quadra neste sábado (28), e em campo, no domingo (29), para disputar um torneio de futsal e futebol, feminino e masculino, respectivamente. O torneio, que terá a participação de 400 atletas, faz parte do projeto Na Base do Esporte, uma das ações do Programa Pacto Pela Vida, do Governo do Estado, e visa reforçar o trabalho social nas Bases Comunitárias de Segurança (BCS).

A iniciativa vai promover competições esportivas entre moradores de locais onde estão inseridas as BCS de Salvador, região metropolitana e do município de Vitória da Conquista. O projeto é organizado pelas secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), de Segurança Pública (SSP) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que oferece apoio técnico à competição.

Em Salvador, participam atletas das comunidades de Rio Sena, Bairro da Paz, Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho, Nordeste de Amaralina, Fazenda Coutos, Calabar, Uruguai, Águas Claras e São Caetano. Pela região metropolitana, Lauro de Freitas/Itinga e Camaçari estão na competição, assim como o município de Vitória da Conquista, pelo sudoeste baiano. Familiares e amigos dos atletas estão sendo convidados a marcar presença nos dois dias de jogos, para torcer por sua comunidade. Todos os jogos terão acesso gratuito.

Torneios

Os confrontos do futebol feminino, no sábado, no ginásio do Sesi Simões Filho, começam a partir das 9h, entre os times dos bairros de Águas Claras x Chapada do Rio Vermelho; Santa Cruz x Rio Sena; Calabar x Bairro da Paz; Fazenda Coutos x Itinga. Cada partida terá a duração de 20 minutos e o sistema de disputa será de eliminatória simples ("mata-mata").

As partidas de futebol masculino serão disputadas no estádio de Pituaçu, no domingo, também a partir das 9h, com sistema de eliminatória simples, ou seja, a equipe perdedora estará eliminada. Os jogos terão a duração de 30 minutos e, em caso de empate, serão decididos nos pênaltis.

Os primeiros confrontos do futebol masculino serão Camaçari x São Caetano; Santa Cruz x Águas Claras; Vitória da Conquista x Bairro da Paz; Uruguai x Nordeste de Amaralina; Itinga x Rio Sena e Fazenda Coutos x Calabar.
Ao final de cada dia da competição, as equipes campeã, vice-campeã e terceira classificada receberão troféus e medalhas.


Fonte: Ascom/ Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS)