Os alunos/atletas da Bahia que vão disputar as modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude – etapa 15 a 17 anos – embarcaram para Londrina, no Paraná, nesta segunda-feira (16). Eles representarão o estado nas modalidades de basquetebol (masculino e feminino), futsal (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino) e voleibol (masculino), de terça (17) a sábado (21). 
A delegação é composta por 70 estudantes da capital, cinco técnicos e cinco dirigentes da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Em Londrina, já estão o fisioterapeuta Jandiro Almeida e o chefe da delegação baiana, Paulo César Vieira, que foram acompanhar as disputas das modalidades individuais. 
Alguns dos alunos/atletas que viajaram nesta segunda são veteranos e outros vão estrear em uma competição nacional. Ana Beatriz Lima, atleta de handebol do Colégio São José, não vê a hora de entrar em quadra. “É a primeira vez que vou jogar fora de Salvador e isso é muito legal. Vamos jogar com garra, força e união para conseguirmos a medalha”, disse a atleta de 17 anos, se referindo também às amigas e colegas do time.
Retorno 
Os atletas que estavam em Londrina e em Maringá retornaram nesta segunda (16), após disputarem as provas das modalidades individuais. Eles trouxeram uma medalha de Ouro (natação), duas de Prata (natação e judô), quatro de Bronze (natação e atletismo) e uma quebra de recorde na natação. 
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição, de abrangência nacional, reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. O evento é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizado pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo. O Governo da Bahia, por meio da Sudesb, além de ter realizado as seletivas, disponibilizou as passagens aéreas para todos os integrantes da delegação baiana.

Fonte: Ascom/Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb)