A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em continuidade à parceria com a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e a Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (Atrisul), sediou um curso de capacitação de árbitros em Oficiais Técnicos de Triathlon e Paratriathlon CBTri – Nível I, ministrado pelo árbitro da União Internacional de Triathlon e Oficial Técnico Nível III, Roberto Menescal, que atuou na Olimpíada de Londres 2012. Estiveram presentes também árbitros nível II colombianos.

De acordo com o professor do curso de Educação Física, do Departamento de Ciências da Saúde da Uesc, Alberto Barretto Kruschewsky, o objetivo do curso, ministrado na semana passada, foi capacitar os árbitros para a participação em competições de nível nacional. “Receberam o certificado quem completou 85% da carga horária teórica e oito horas práticas, das aulas ministradas durante os eventos do Campeonato Brasileiro de Paratriathlon, etapa Ilhéus".

A certificação é pré-requisito para os cursos de oficiais técnicos internacionais da International Triathlon Union (ITU), realizado na Uesc em 2012. "Este novo curso faz de Ilhéus uma das cidades com maior equipe de arbitragem do País, além de contar com quatro oficiais técnicos internacionais que já fizeram o curso internacional nível 2 e são candidatos a arbitrar na Olimpíada do Rio 2016," explica o professor.

Fonte: Ascom/Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)