A competição mais importante do windsurf no país, em ano de pré-olimpiada, será realizada nos próximos dias 20, 21 e 22, na Ilha de Bom Jesus dos Passos, na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. Com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Turismo (Setur), o Campeonato Brasileiro de Windsurf Raceboard 2015 vai reunir velejadores de todo o país e serve com treino da equipe que participará das eliminatórias para as Olimpíadas do Rio 2016.  
Mais de 60 atletas velas, representando sete estados brasileiros, estarão nas águas da Baía de Todos-os-Santos, a segunda maior do mundo. A expectativa é atrair público de 2 mil pessoas ao evento. A solenidade de abertura está prevista para as 11h do dia 20, na praia do Nordeste, na Ilha de Bom Jesus. 
Na véspera da abertura, às 15h30, os participantes estão programando o que chamam de uma brincadeira na água: uma velejada que dá a volta na ilha, passando por recantos de rara beleza, como a Ponta do Padre, Ilha dos Frades, Igreja do Loreto, entre outros. 
Modalidade olímpica
Ricardo Winick, o Bimba, atual líder do ranking mundial, quatro vezes medalha de ouro nos jogos Panamericanos, quarto colocado nas Olimpíadas de 2004, em Atenas, e medalha de prata na Copa do Mundo de WindSurf, em Abu Dhabi, no início de novembro, confirmou presença. Patrícia Freitas, atual bicampeã Pan-americana e medalha de bronze na Copa do Mundo de Windsurf, também planeja aproveitar o Campeonato Brasileiro na Bahia para treinar para a classificação pré-olímpica.
Praticado por milhares de pessoas no mundo todo, o windsurfe alcançou o status de esporte olímpico em 1981. A partir daí, o Brasil acumula títulos importantes. De acordo com Alexandre Lessa, representante da AxéWind, organizador e coordenador técnico do evento, o windsurfe é uma classe olímpica em que todos os velejadores disputam com pranchas iguais e velas de até 9,5 metros. “É a mais técnica de todas as classes, a que mais cresce no país e no mundo, a maior da Bahia e do Brasil. Vai ser um espetáculo em águas baianas”, adiantou.
Ilha de Bom Jesus dos Passos

A Ilha de Bom Jesus dos Passos foi escolhida para sediar o campeonato em dezembro de 2014. Localizada numa região de rara beleza e atrativos naturais, é vocacionada ao esporte, lazer e turismo náuticos. Banhada por mar de águas calmas e ventos constantes, a ilha tem uma das melhores raias de competições de vela do Brasil. Ao lado da ilha dos Frades e de frente para a cidade-ilha de Madre de Deus, Bonja, como é chamada pelos frequentadores, desponta como celeiro de atletas. De lá, saíram campeões baianos e brasileiros. 
Como chegar
Apesar de pertencer ao município de Salvador, o acesso à Ilha de Bonja é feito apenas por mar, partindo do Terminal Marítimo de Madre de Deus. Saindo de Salvador, pela BR-324, passando por Candeias, entrada da Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde, e Madre de Deus, segue de barco, numa viagem de pouco mais de 15 minutos.